top of page

"Trabalhar no Amazonas e no Pará com cursos de pós-graduação é um desafio o constante, esses estados têm características diferenciadas dos demais estados desse imenso Brasil."

"Comecei a trabalhar com o Instituto Prominas em 2012 quando recebi um e-mail de uma parceira do Prominas a Raquel Paticcié divulgando os cursos. Entrei em contato para fazer minha matrícula, mas na época não consegui me matricular. Em um outro momento, entrei em contato pelo 0800 e então falei com a Vanessa, que na ocasião perguntou porque eu não trabalhava como consultora no meu estado. Fiquei surpresa no momento com aquela sugestão, mas logo decidi aceitar o desafio.

 

Comecei a trabalhar na capital Manaus divulgando os cursos, como trabalhava viajando pelo interior já aproveitava e em cada cidade que ministrava uma disciplina, divulgava os cursos e já deixava um parceiro atuando na cidade, na maioria das vezes meus alunos, e assim fiz em 15 cidades das 62 do estado do Amazonas.  Trabalhar no Amazonas e no Pará com cursos de pós-graduação é um desafio o constante, esses estados têm características diferenciadas dos demais estados desse imenso Brasil. Aqui é difícil o deslocamento de uma cidade para outra, são muitas as dificuldades encontradas, pois o meio de transporte é 90% fluvial e em situações precárias. Muitas vezes meus parceiros arriscam suas próprias vidas para fazer a divulgação dos cursos, como mostro nas imagens abaixo dois parceiros, da cidade de Coari-AM (Hudson Oliveira) e da Cidade de Tefé (Erivaldo Lima).

 

Trabalho dando total suporte ao parceiro e ao aluno, preparo material de divulgação para cada parceiro minuciosamente com vários detalhes que acho super importante o aluno saber. Geralmente preparo um kit para o parceiro com os seguintes materiais: panfletos, cartazes, faixas, ficha de matrícula, modelo do artigo, atividades AVP1, AVP2, portaria do MEC, lembrete da documentação necessária para recebimento do certificado, recibo personalizado para comprovar que o aluno pagou a matrícula e fiz um tira dúvidas para o parceiro com as principais perguntas que os alunos fazem no ato da matrícula. Preparar esse material me dá um pouco mais de trabalho e principalmente gastos, pois cada pacote contém cópias do material que citei acima e custa em torno de R$30,00 de transporte para chegar na mão do meu parceiro em cada cidade, em contrapartida meu parceiro fica mais preparado para abordar o possível aluno e gera também mais credibilidade à instituição. Veja abaixo imagens do kit que envio ao parceiro.
Esses kits já estão preparados e serão enviados para mais 25 novos parceiros no Amazonas. A expectativa é que até o final de novembro eu esteja com 62 parceiros, um total de 100% do estado do Amazonas. Com esses parceiros na ativa, tenho a perspectiva mínima de que cada parceiro me enviará 10 matrículas mensais que no total seria 620 matriculas por mês. Estou trabalhando incansavelmente nesse

 

projeto e vejo sinais que ele vai se realizar antes do previsto. É um trabalho difícil separar todo esse kit. Cada um pesa em média 5 kg e como não tenho carro, tenho que levar dentro de ônibus lotado 4 ou 5 kits de cada vez, deixando-os em rodoviárias e a maioria nos barcos endereçados a cada parceiro que tenho no interior do estado.

 

Trabalho com disponibilidade 24 horas para meus parceiros em cada cidade e aos mais de 600 alunos que já temos aqui no Amazonas e Pará. É um trabalho difícil pelas condições que temos aqui, às vezes trabalho no limite, mas é muito gratificante atender as pessoas e realizar o sonho de muita gente, que é se qualificar. Atendo regiões indígenas onde a falta de oportunidade parece ser a única barreira para pessoas tão inteligentes, quando chego com nossa proposta com preço acessível e tanta flexibilidade em locais tão distantes, parece que eles veem na nossa proposta a única chance de crescerem profissionalmente e quem sabe melhorar de vida, vejo nos olhos daquelas pessoas o sonho de crescer e o que posso oferecer a eles é a porta para que isso aconteça, o CONHECIMENTO. Portanto, sinto-me realizada, apesar das dificuldades que enfrento em levar oportunidade de crescimento para tantas pessoas. Pessoas essas que sonham com um futuro melhor, que são capazes e que tem força de vontade. Isso pra mim não tem preço."

bottom of page